A graduação em Pedagogia da Faculdade Pestalozzi capacita profissionais para contribuir e melhorar o processo educacional.
Prepara o profissional para trabalhar por uma educação com responsabilidade social, ética e política, contribuindo assim para a construção do homem íntegro.
Os pedagogos formados pela Faculdade Pestalozzi podem atuar como professor na educação infantil, no ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas de cursos de formação em nível médio e educação especial, no ensino a distância, bem como na gestão escolar.
Também estão aptos para atuarem em organizações não vinculadas ao sistema oficial de ensino, como as ONGs, hospitais, empresas e nos setores do governo relacionados à educação.
A Faculdade Pestalozzi mantém parcerias para a realização de estágios.
Alicerça-se em disciplinas e atividades desenvolvidas com um sólido instrumental teórico e prático ao profissional da Educação.
Conteúdos como teorias pedagógicas, psicologia (educacional, desenvolvimento infantil), sociologia (papel da instituição escolar, dinâmica da sociedade e o papel da educação) e práticas educacionais voltadas para portadores de necessidades especiais.
Também se estuda metodologia do ensino de disciplinas básicas (língua portuguesa, matemática, ciências naturais), estrutura e funcionamento do sistema educacional brasileiro, legislação educacional, entre outros temas.
Grade Curricular de acordo com as diretrizes do MEC.
"Ser pedagogo é trabalhar porque ama o que faz, é buscar formas de ajudar, compreender, mediando conhecimento. É lutar por uma educação mais justa e fazer jus a isso. Enfim, Pedagogia é compromisso com a educação, o amor pela profissão, a busca pelo conhecimento e a transmissão dele a favor da educação de qualidade." Elisa Garcia Bertoni Idalgo
Possui graduação em Ciência da Computação e Pedagogia pela Universidade de Franca, Pós-graduada em Didática para Modernidade, Psicopegadogia e Teorias e Práticas da Educação Infantil. Atualmente é orientadora presencial da Universidade Luterana do Brasil (Pólo de Franca) e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da Fundação Educandário Pestalozzi. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Mestre em Linguística.
1º Semestre - Disciplinas | Carga horária Práticas Pedagógicas | Carga Horária Teórica |
---|---|---|
Didática | 20 | 80 |
Direito aplicado a educação I | 40 | |
Filosofia da Educação | 40 | |
Introdução a Pedagogia | 40 | |
Pedagogia em ambiente não escolar | 20 | 40 |
Psicologia do desenvolvimento | 80 | |
Redação e interpretação de textos | 40 | |
Sociologia da Educação | 40 | |
TOTAL | 400 |
2º Semestre - Disciplinas | Carga horária Práticas Pedagógicas | Carga Horária Teórica |
---|---|---|
Didática aplicada a Educação Infantil | 30 | 80 |
Direito aplicado a Educação II | 40 | |
Ética: educação trabalho | 40 | |
História da Educação | 40 | |
Metodologia da Pesquisa Educacional | 40 | |
O lúdico na prática pedagógica | 20 | 40 |
Produção Textual | 40 | |
Psicologia da aprendizagem | 80 | |
TOTAL | 400 |
3º Semestre - Disciplinas | Carga horária Práticas Pedagógicas | Estágio Supervisionado | Carga Horária Teórica |
---|---|---|---|
Alfabetização na Educação Infantil | 20 | 80 | |
Currículos, Met. E Prática do trabalho ped. Com crianças de 0 a 3 anos. | 30 | 40 | |
Didática aplicada ao Ensino Fund. | 40 | ||
Educação Inclusiva I | 40 | ||
Fund. Teor. Met. ensino de Ciências Naturais. | 40 | ||
Políticas Educacionais | 40 | ||
Prática de Ensino I - Educação Infantil | 100 | 80 | |
Projetos Interdisciplinares | 40 | ||
TOTAL | 400 |
4º Semestre - Disciplinas | Carga horária Práticas Pedagógicas | Estágio Supervisionado | Carga Horária Teórica |
---|---|---|---|
Alfabetização nos Anos Iniciais | 80 | ||
Aquisição da Linguagem Oral e Escrita | 40 | ||
Arte como linguagem | 20 | 40 | |
Currículos e Programas | 40 | ||
Currículos, Met. E Prática do trabalho ped. Com crianças de 4 a 5 anos. | 30 | 40 | |
Educação e Meio Ambiente | 40 | ||
Educação Inclusiva II | 40 | ||
Prática de Ensino II – Anos Iniciais | 100 | 80 | |
TOTAL | 400 |
5º Semestre - Disciplinas | Carga horária Práticas Pedagógicas | Estágio Supervisionado | Carga Horária Teórica |
---|---|---|---|
Avaliação dos processos pedagógicos I | 40 | ||
Educação Corporal, recreação e jogos | 40 | ||
Fund. da Orientação Educacional | 40 | ||
Fund. de Supervisão Educacional | 40 | ||
Fund. Teor. Met Matemática | 40 | ||
Informática Educativa I | 40 | ||
Libras I | 20 | 40 | |
Prática de Ensino III – Pedagogia em Ambientes não escolares | 100 | 80 | |
Princípios Met. Educ. Inclusiva: Intelectual e TEA | 40 | ||
TOTAL | 400 |
6º Semestre - Disciplinas | Carga horária Práticas Pedagógicas | Estágio Supervisionado | Carga Horária Teórica |
---|---|---|---|
Avaliação dos processos pedagógicos II | 40 | ||
Estatística aplicada a educação | 40 | ||
Gestão Escolar | 20 | 80 | |
Informática Educativa II | 20 | 40 | |
Libras II | 40 | ||
Práticas de Ensino IV – Gestão Escolar | 100 | 80 | |
Princípios Met. Educ. Inclusiva: Visual e altas habilidades/superdotação | 40 | ||
Prática de Ensino III – Pedagogia em Ambientes não escolares | 100 | 80 | |
Psicomotricidade Educacional | 30 | 40 | |
TOTAL | 400 |
7º Semestre - Disciplinas | Carga horária Práticas Pedagógicas | Estágio Supervisionado | Carga Horária Teórica |
---|---|---|---|
Dificuldades de Aprendizagem I | 40 | 80 | |
Fund. Teor. Met. da Educação Física | 40 | ||
Fund. Teor. Met. Língua Portuguesa | 40 | ||
Literatura na Educação Infantil | 20 | 80 | |
Princípios Met. Educ. Inclusiva: Deficiências Múltiplas | 40 | ||
TCC I | 40 | ||
Teoria e Prática das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio | 40 | ||
Prática de Ensino III – Pedagogia em Ambientes não escolares | 20 | 80 | |
TOTAL | 400 |
8º Semestre - Disciplinas | Carga horária Práticas Pedagógicas | Estágio Supervisionado | Carga Horária Teórica |
---|---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos | 40 | ||
Educação e Diversidade: relações étnicos-raciais | 40 | ||
Fund. Teor. Met. Ciências Humanas | 40 | ||
Fund. Teor. Met. de História e Geografia | 40 | ||
Introdução a Neuroeducação | 80 | ||
Introdução a Psicopedagogia | 40 | 80 | |
Literatura nos Anos Iniciais | 40 | ||
TCC II | 40 | ||
TOTAL | 400 |
Atividades Formativas | 3200h |
Estágio Supervisionado | 400h |
Atividades Teórico Práticas | 200h |
Atividades Práticas Pedagógicas | 400h |
TOTAL | 4200h |
A área de Recursos Humanos é considerada como uma das áreas funcionais das empresas, separada de finanças e operações, mas importante para a administração moderna. É encontrada em todos os tipos de organizações, independente de seu porte ou ramo. Ela lida diretamente com todas as atividades de gestão de pessoas e suas várias interfaces nas organizações.
Em sua área de atuação o Tecnólogo em Recursos Humanos deve ter espírito de liderança, facilidade de argumentação e capacidade de transmitir com clareza seus pontos de vista com a finalidade de desenvolver soluções práticas e aplicá-las em ambientes organizacionais.
O tecnólogo em Recursos Humanos formado pela Faculdade Pestalozzi pode atuar no planejamento e gestão de pessoas dentro de uma organização, realizando funções como: recrutamento, treinamento, gestão de carreiras e desenvolvimento de talentos.
A Faculdade Pestalozzi priorizou a interdisciplinaridade e a flexibilidade na disposição dos conteúdos e também para a sua constante atualização, imprescindível a um curso cujo propósito básico reside justamente em capacitar o aluno a acompanhar e interagir de maneira crítica e independente com os aspectos do desenvolvimento tecnológico na área de Gestão de Recursos Humanos.
Alicerça-se principalmente em desenvolver competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas fundamentais que ocorrem na área empresarial num contexto competitivo e globalizado. E ainda, adquirir referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Gestão de Organizações.
A Gestão Financeira é uma das mais tradicionais áreas funcionais da gestão e é encontrada em todos os tipos de organizações, sejam elas privadas, públicas ou não governamentais, independentemente de seu porte.
Ela lida diretamente com a gestão dos recursos financeiros, fator este necessário para garantir a sobrevivência das organizações em um mercado altamente competitivo.
O Tecnólogo em Gestão Financeira pode ocupar o mercado de trabalho local e regional, tendo em vista o vasto campo de trabalho para o tipo de profissional que a Faculdade Pestalozzi de Franca pretende formar.
Franca e Região concentram atividades comerciais, industriais e de serviços e necessitam de mão de obra qualificada para o desempenho das funções administrativo-financeiras. Deste modo, há alta demanda e carência de profissionais especializados e atualizados nesta área, o que aumenta fortemente a possibilidade de nossos alunos ingressarem facilmente no mercado de trabalho.
A Faculdade Pestalozzi priorizou a interdisciplinaridade e a flexibilidade na disposição dos conteúdos e também para a sua constante atualização, imprescindível a um curso cujo propósito básico reside justamente em capacitar o aluno a acompanhar e interagir de maneira crítica e independente com os aspectos do desenvolvimento tecnológico na área de Gestão Financeira.
O curso é organizado e estruturado de modo a propiciar aos alunos, profissionais em formação, conhecimentos e habilidades capazes de permitir-lhes a apropriação de conhecimentos básicos relacionados à área de Gestão Financeira, que será objeto de sua atuação profissional, articulando teoria e prática nas diferentes configurações que a práxis profissional venha a assumir, bem como o desempenho de suas atividades com competência técnica e responsabilidade social e política em seu contexto sociocultural de atuação.
O curso segue a Resolução CNE/CP no. 2, de 20 de dezembro de 2020, republicada no Diário Oficial da União no dia 15 de abril de 2020, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a referida formação (BNC-Formação);
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Programa de Formação Docente para Graduados – Não Licenciados, visam estabelecer bases comuns para que os sistemas e as instituições de ensino planejem e avaliem a formação acadêmica e profissional oferecida, acompanhando a trajetória de seus egressos, buscando padrão de qualidade reconhecido no país.
Os currículos dos cursos da formação de docentes terão por referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-Educação Básica);
Os graduados não licenciados, a habilitação para o magistério se dará no curso destinado à Formação Pedagógica, que deve ser realizado com carga horária básica de 760 (setecentas e sessenta)
A inclusão, na formação docente, dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribui para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, devendo-se adotar as estratégias e os recursos pedagógicos, neles alicerçados, que favoreçam o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento.
O Programa de Formação Docente para Graduados – Não Licenciados da Faculdade Pestalozzi de Franca, deve abranger conteúdos e atividades que constituam base consistente para a formação qualitativa do educador
A Faculdade Pestalozzi de Franca tem por objetivo a formação do profissional licenciado em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e Gestão Escolar.
Duração do curso - 6 meses, totalizando a carga horária de 760h.
Com a aquisição da formação docente para graduados não-licenciados, bacharelados poderão ministrar aulas.